Especialidades Médicas: O Que São E Como Escolher A Ideal Para Você

· 3 min read
Especialidades Médicas: O Que São E Como Escolher A Ideal Para Você

Fazendo, assim, com que algumas profissões se mostrem ainda mais promissoras nos próximos anos. Seu público alvo são os docentes, pesquisadores e profissionais nas diversas áreas do conhecimento abrangidas pelas Ciências da Saúde e sua duração é de 12 a 30 meses para o Mestrado e 24 a 48 meses para o Doutorado. Ao fim da graduação, o estudante está habilitado como médico generalista ou clínico geral. Se desejar especializar-se, ele poderá escolher dentre as mais de 60 opções reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, como Ginecologia , Neurologia , Oftalmologia , Pneumologia (estuda o pulmão) etc. Outro fator de influência importante é o mercado e as “ondas” que a profissão atravessa de tempos em tempos. É fundamental ao clínico o desenvolvimento do método clínico, que se inicia no exame clínico e culmina com o raciocínio clínico e a abordagem do problema.

  • Com mais de 30 mil profissionais habilidades, a ginecologia e obstetrícia também é bastante procurada, e representa cerca de 8% dos especialistas em atividade.
  • A visão do clínico é para o indivíduo, seus problemas, suas especificidades.
  • A partir daí vale destacar que o mercado de beleza é um dos setores que tem crescido nos últimos anos, especialmente durante a pandemia.
  • Vale ressaltar queum nutricionista se forma em nutriçãoe se especializa em nutrição esportiva, clínica, funcional etc.
  • O infectologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento dessas patologias.


Eminentemente ambulatorial, poucas urgências e eventuais internações para acompanhamento de pacientes com descompensação. O cirurgião torácico realiza de cirurgias para o tratamento de doenças do tórax, como broncoscopia, biópsia de pulmão; cirurgia do câncer de pulmão; drenagem da pleura; cirurgia da hiperidrose, videotorcoscopia, entre outras. O cirurgião pediátrico atua em casos cirúrgicos de rotina e emergenciais. Tem grande de abrangência e, geralmente, o cirurgiões pertence a  algum serviço hospitalar, em conjunto com outras especialidades pediátricas.  rinoplastia barra do pirai rj , a entidade precisa ser que seja filiada à AMB e o edital do concurso para TE siga as normas da AMB e seja aprovado pela mesma. Residência e Título de Especialista são certificados de natureza diferente, sendo independentes.

Mercado & Carreira


Em vigor, o documento contabiliza um total de 55 campos de atuação para os médicos. Conforme as sociedades modernas aprofundaram os conhecimentos sobre esses assunto, novas especialidades foram sendo criadas para dar continuidade às descobertas. Após concluir o eixo teórico e o internato, o médico estará apto a se graduar como bacharel em Medicina. Será um médico generalista, sem especialidade, mas, a partir desse momento, poderá ter um CRM e começar a clinicar.

Quando Começou A Residência Médica?




Nesses países, é o médico de família que se coloca como porta de entrada. Seria entao fundamental na formação desse médico um foco maior para essas características tao imprescindíveis à sociedade. Pela amplitude provavelmente não há espaço para se desenvolver ao longo dessa trajetória uma formação clínica sólida. No Brasil, para ser considerado especialista em Clínica Médica o médico deve fazer dois anos de estágio (residência médica) ou cumprir os requisitos teóricos e práticos, respaldados por uma prova de título de especialista. Em Medicina, clínico é o médico que atende pessoas, os pacientes, com transtornos de saúde, usando o exame clínico para obtenção de dados que permitam elaborar diagnósticos e entao propor um tratamento. A remuneração de um dermatologista fica na faixa de R$ 9.058,00 mil por mês, e pode sofrer variações, levando em conta tempo de experiência e nível do profissional.

A Nutrologia tem na Terapia Nutricional Parenteral e Enteral Adulto Pediátrica sua área de atuação formalmente constituída, com prova inclusive. Entretanto, outras áreas consagradas de atuação do nutrólogo existem como a Obesidade, Nutrologia Esportiva, Nutrologia no Idoso, etc. Reconhecida pelo MEC, a Nutrologia tem na Terapia Nutricional Parenteral e Enteral Adulto sua área de atuação formalmente constituída, com prova inclusive. Neurorradiologia é uma subespecialidade da radiologia que se foca no diagnóstico e caracterização de anormalidades do sistema nervoso central e periférico, medula espinhal, e cabeça e pescoço. Os métodos de imagem empregados primariamente são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.