A Associação Brasileira de Restauração Capilar (ABCRC) reforça que o procedimento deve ser realizado apenas por dermatologistas ou cirurgiões plásticos especialistas, e em uma clínica devidamente preparada para esse tipo de cirurgia. Após uma avaliação cuidadosa da condição do couro cabeludo e da qualidade do cabelo existente, o médico poderá discutir a melhor técnica para cada caso. Normalmente as mulheres com perda de cabelo ou calvície em geral apresentam afinamento (ou miniaturização) dos fios nessa área, fazendo com que a densidade (número de fios por centímetro quadrado) na região doadora seja menor.
Quais as formas de implante de cabelo?
As duas principais técnicas de transplantes capilares utilizadas atualmente são o FUT (Follicular Unit Transplantation) ou Strip Technique e o FUE (Follicular Unit extraction).
O principal tipo de perda de cabelo nas mulheres é o mesmo que nos homens, a saber, alopecia androgenética ou mais conhecida como perda de cabelo de padrão feminino. Caracteriza-se pelo encurtamento gradual da duração da fase de crescimento e miniaturização folicular progressiva. Nos homens, a perda de cabelo geralmente começa acima das têmporas e a linha do cabelo recuada eventualmente forma uma forma típica de “M”, com afinamento simultâneo na parte superior da cabeça, geralmente progredindo para calvície. Ao contrário dos homens, as mulheres geralmente não ficam carecas, mas é comum o corte de cabelos por cima e pela frente da cabeça, e o afinamento gradual é seguido por um aumento na taxa de perda de cabelo difusa do topo da cabeça. O procedimento cirúrgico do transplante capilar oferece um resultado mais permanente para a redução capilar e a calvície feminina e masculina. No entanto, a calvície feminina muitas vezes pode ser tratada com as mesmas técnicas e com excelentes resultados.
Onde Tem Clínica De Transplante Capilar Vila Ré
A Follicular Unit Extraction, ou Extração de Unidades foliculares, é considerada a mais moderna, afinal é uma técnica sem cortes. Usando micro punches, um aparelho cilíndrico de 0,75mm a 0,9mm de diâmetro, o procedimento é feito retirando as unidades a serem transplantadas, uma a uma, da região doadora. Dessa maneira, essa técnica não deixa cicatrizes lineares, ficando apenas marcas muito pequeninas, quase imperceptíveis. Ponto de Saúde implante capilar técnica chama-se Transplante de Unidade Folicular, original do inglês Follicular Unit Transplantation. Ela funciona basicamente da seguinte forma, primeiramente uma faixa do couro cabeludo é retirada de uma área do couro cabeludo onde os fios se encontram saudáveis e fortes.
Os sinais de calvície e a origem das falhas de cabelo podem variar de pessoa para pessoa. Com a avaliação médica é possível alinhar com o paciente o tempo ideal para fazer cada cirurgia, mas geralmente não se aconselha que um paciente faça uma cirurgia no início do processo de calvície. Tampouco se recomenda que se faça sessões repetidas num período inferior a um ano após o primeiro procedimento.
© 2018 Dr Carlos Calixto - Transplante Capilar
O número de transplantes capilares em mulheres vem aumentando nas últimas duas décadas e deve aumentar ainda mais com uma maior informação e divulgação de que este tratamento é possível para elas também. Estes são solicitados para comprovar se sua saúde se encontra em condições adequadas para passar pelo procedimento. Contudo, é preciso consultar o médico especialista para que ele possa lhe avaliar e indicar os exames prévios e o procedimento cirúrgico mais adequado. Embora o transplante de cabelo seja um procedimento relativamente sem riscos, sempre existem possíveis efeitos colaterais resultantes de operações cirúrgicas.
Tem que raspar a cabeça para fazer transplante capilar?
É muito importante raspar o cabelo no transplante capilar e existem muitos benefícios para isso. Aliás, a ação faz com que fique muito mais fácil para o dermatologista observar o couro cabeludo e executar o procedimento com maior eficiência.